Published on outubro 12, 2023, 4:40 pm

Governo Federal autoriza uso de avião da Presidência para resgate de brasileiros no Oriente Médio

Image source: Fox News

O governo federal brasileiro autorizou o uso de um avião da Presidência para resgatar cidadãos brasileiros que estão fugindo do conflito entre Israel e o grupo Hamas no Oriente Médio. A aeronave partirá de Brasília com destino a Roma, onde esperará permissão do Egito para resgatar brasileiros na Faixa de Gaza. Até agora, já foram realizados três voos de repatriação, somando um total de 394 brasileiros resgatados. O governo estima repatriar mais 900 cidadãos até sábado. A intensificação dos esforços ocorre em meio às críticas ao ex-presidente Lula por não condenar diretamente o Hamas pelos ataques terroristas.

O governo federal brasileiro deu autorização emergencial para utilizar um avião da Presidência da República no resgate de cidadãos brasileiros que estão fugindo do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, no Oriente Médio. A aeronave VC-2 – Embraer, pertencente à Força Aérea Brasileira, tem capacidade para transportar até quarenta passageiros e partirá de Brasília na tarde desta quinta-feira, dia 12, com destino a Roma. Lá, aguardará permissão do Egito para resgatar os brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, o Brasil já possui seis aviões em operação na chamada Operação Voltando em Paz — o terceiro voo partiu nesta quinta-feira à tarde de Tel Aviv com 69 passageiros a bordo e está a caminho de Lisboa, Portugal. Desde a terça-feira, dia 10, duas aeronaves decolaram de Israel e pousaram em Brasília e no Rio de Janeiro trazendo respectivamente 211 e 214 brasileiros resgatados. O governo federal estima repatriar um total de 900 cidadãos até o próximo sábado, dia 14.

A decisão de intensificar os esforços no resgate dos brasileiros ocorre em meio às fortes pressões sobre o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem sendo criticado por não condenar diretamente o Hamas pelos atentados terroristas que já provocaram a morte de pelo menos 1.300 pessoas em Israel. Em retaliação aos ataques, as forças israelenses causaram a morte de 1.417 pessoas na Faixa de Gaza.

Original article posted by Fox News