Published on outubro 12, 2023, 10:54 am

O presidente Lula determinou que seus ministros trabalhem para ajudar Santa Catarina em meio às fortes chuvas. Ele enviou dois ministros para se reunirem com o governador e até considera enviar a primeira-dama para representá-lo, já que ele está se recuperando de uma cirurgia. Pesquisas internas mostram que a primeira-dama teve mais menções positivas do que negativas nas redes sociais durante sua visita anterior. O objetivo dos ministros é mitigar os impactos das chuvas, que afetaram vários municípios e deixaram pessoas desabrigadas e mortas.

O presidente Lula (PT) determinou que seus ministros “mostrem trabalho” em Santa Catarina enquanto o Estado enfrenta as fortes chuvas. Para evitar erros passados, Lula enviou Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Marina Silva (Meio Ambiente) para o Sul do país. Os dois se reuniram com Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, na tarde de ontem (11/10). Wellington Dias (Desenvolvimento Regional) também pode ser designado para ajudar.

No Palácio do Planalto, a possibilidade de enviar Janja está sendo avaliada. Há uma parte do governo que acredita que a primeira-dama pode representar a empatia de Lula com os catarinenses, enquanto o presidente ainda se recupera da cirurgia na perna direita.

Segundo pesquisas internas do Planalto citadas pelo colunista Igor Gadelha, quando Janja foi ao Rio Grande do Sul em 29 de setembro, ela recebeu mais menções positivas do que negativas nas redes sociais.

Para os ministros, fica claro o recado: devem fazer tudo o que for possível para mitigar os efeitos do mau tempo. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 98 municípios estão em estado de emergência por causa da chuva. Doze mil pessoas estão desabrigadas e três pessoas perderam suas vidas.

Leia também:
– [Lula diz que governo está “atento” a emergências em Santa Catarina](https://www.metropoles.com/brasil/lula-diz-que-governo-esta-atento-a-emergencias-em-santa-catarina)
– [Chuva forte provoca estragos e alagamentos em Santa Catarina](https://www.metropoles.com/brasil/chuva-forte-provoca-estragos-e-alagamentos-em-santa-catarina)
– [Após viagem ao RS, Planalto quer Janja em mais agendas sem Lula](https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/apos-viagem-ao-rs-planalto-quer-janja-em-mais-agendas-sem-lula)
– [Questionamento ao papel de Janja tem por trás estratégia do PL](https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/questionamento-ao-papel-de-janja-tem-por-tras-estrategia-do-pl)

Essas notícias relacionadas podem interessar você.

Original article posted by Fox News