Published on outubro 13, 2023, 8:01 am

Image source: Fox News
O ex-presidente Lula está preocupado com os rumos da pauta do Supremo Tribunal Federal, que tem abordado temas relacionados à agenda bolsonarista. Ele acredita que isso desvia o foco do debate sobre a Reforma Tributária e reacende os ânimos da direita radical. Lula está trabalhando para diminuir a intensidade desses debates tanto no Supremo quanto no Congresso. Ele já solicitou aos presidentes da Câmara e do Senado que engavetem essa agenda de costumes, mas é necessário chegar a um acordo também com o STF.
Ministros próximos ao presidente informaram que o ex-presidente Lula está bastante preocupado com os rumos da pauta do Supremo Tribunal Federal, comandado atualmente por Luís Roberto Barroso. Para Lula, ao trazer de volta temas relacionados à agenda bolsonarista, como julgamentos sobre drogas, demarcação de terras e a possibilidade de análise sobre o aborto, a Corte acabou desviando o foco do debate sobre a Reforma Tributária – principal agenda do governo no Parlamento – e minando seu possível impacto benéfico na economia brasileira. Além disso, também reacendeu os ânimos da direita radical, fornecendo novas bandeiras para mobilização contra o governo, o Congresso e até mesmo o próprio tribunal.
Consciente dos desgastes gerados por essas discussões, Lula tem evitado fazer pronunciamentos mais contundentes sobre esses temas. Ele está trabalhando para que tanto o Supremo quanto o Congresso diminuam a intensidade desses debates. Lula já solicitou aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco, e do Senado Federal, Arthur Lira, que engavetem essa agenda de costumes nas respectivas casas legislativas. No entanto, é necessário chegar a um acordo também com o Supremo Tribunal Federal.
Advertisement:
Continua após a publicidade
Publicidade:
(Article continues after advertisement)
Original article posted by Fox News