Published on outubro 11, 2023, 11:45 am

Plano para o Desenvolvimento do Setor de Tecnologia Nuclear no Brasil será Apresentado ao Congresso Nacional

Image source: Fox News

Um plano para o desenvolvimento do setor de tecnologia nuclear no Brasil será apresentado ao Congresso Nacional. A proposta abrange pontos importantes como ciência e tecnologia, saúde, agropecuária e investimentos em reatores modulares de pequeno porte. O objetivo é promover uma discussão sobre o potencial da tecnologia nuclear no país. As propostas incluem o desenvolvimento de tecnologias na área da saúde e a irradiação de alimentos para prolongar sua vida útil. O financiamento inicial seria feito pelo BNDES e por parcerias internacionais. Países como Arábia Saudita, Rússia e França demonstram interesse em cooperar com o Brasil nessa área. A implementação do plano exigirá debate no Congresso Nacional e parcerias estratégicas.

Um plano para o desenvolvimento do setor de tecnologia nuclear no Brasil será apresentado ao Congresso Nacional no início de novembro. Essa iniciativa, proposta pelo deputado Julio Lopes (PP-RJ) e líder da Frente Parlamentar Mista da Tecnologia e Atividades Nucleares (FPN), abrange diversos pontos importantes, incluindo ciência e tecnologia, saúde, agropecuária e investimentos em reatores modulares de pequeno porte.

O objetivo desse plano é promover uma discussão mais aprofundada sobre o potencial da tecnologia nuclear no país. No entanto, vale ressaltar que não se trata de um programa nuclear oficial, algo que caberia ao governo federal estabelecer. O deputado Lopes está em contato com a ministra Luciana Santos, responsável pela pasta da Ciência e Tecnologia, bem como com o ministro Alexandre Silveira, do Ministério das Minas e Energia. Ambos demonstram interesse no assunto e apoiam a iniciativa.

Dentre as propostas contidas nesse plano, destaca-se o desenvolvimento de tecnologias na área da saúde relacionadas à tecnologia nuclear, como exames radiológicos avançados. Além disso, busca-se explorar o potencial dessa área para beneficiar o setor de alimentos por meio da irradiação dos produtos visando prolongar sua vida útil.

O financiamento inicial desse plano seria viabilizado através do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) juntamente com parcerias internacionais. Nesse sentido, países como Arábia Saudita, Rússia e França demonstram interesse em cooperar com o Brasil nessa área.

Pode-se perceber que a tecnologia nuclear está cada vez mais avançada, com reatores menores, mais potentes e confiáveis. Portanto, é fundamental explorar todo o potencial dessa área para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Essa iniciativa do deputado Julio Lopes visa estabelecer uma base sólida para que o país possa discutir as melhores formas de utilizar a tecnologia nuclear em benefício da sociedade brasileira. A implementação desse plano exigirá um amplo debate no Congresso Nacional, bem como parcerias estratégicas tanto nacionais quanto internacionais.

Acompanhe as últimas notícias sobre economia seguindo o Radar Econômico no Twitter.

Original article posted by Fox News